Pois é importante saber que não! Tem muito plástico de uso único, impossível e ser reciclado. Já vimos aqui em um dos posts anteriores que há 7 tipos de plásticos que podem ser reciclados. Mas atenção: isso não significa que realmente seguirão esse caminho. Na embalagem dos produtos você sempre vai encontrar esse triângulo com números e cores:
Agora vamos entender um pouco mais toda essa simbologia? Olha lá:
. Tipos 1 e 2 são mais fáceis de serem reciclados, como plásticos usados em garrafas PETs e garrafas para iogurte, sucos e leites; . Tipos 4 e 5 pode ser reciclados, mas com uma certa dificuldade, como plásticos usados em saquinhos de compras e frascos em geral, potes para margarina e sorvete e rótulos;
. Tipo 6 tem uma dificuldade maior de ser reciclado, como plásticos usados em copos e pratos descartáveis;
. Tipos 3 e 7 são quase impossíveis de serem reciclados, como plásticos usados em composição de berços para biscoitos e produtos de higiene pessoal. A reciclagem do plástico é muito complexa, muito mais que a do alumínio por exemplo. É super importante entender esses pontos para conseguirmos a cada dia praticar um consumo mais consciente. Se você realmente precisa usar algo plástico, avalie que tipo de plástico é esse e onde ele vai parar depois de ser usado. São nas atitudes do dia a dia que fazemos a diferença!
Kommentare